Serviços cuja rotina de execução já esteja padronizada, preferencialmente fundamentada em normas técnicas ou procedimentos sistematizados.

 

 Categorias:

 Serviços Laboratoriais

Serviços de calibração, dosagem, ensaio e/ou teste de desempenho para a qualificação de produtos e processos, preferencialmente fundamentada em normas técnicas ou procedimentos sistematizados.

 Exemplos:

 Ensaios e/ou testes/análises (seguidos da natureza do conhecimento, ex.: físico, químico, etc.); serviços metrológicos (calibração, ajustagem, medição de grandezas: elétrica, força, massa, pressão, temperatura).

 

Serviços de Inspeção

  Serviços de avaliação de conformidade aos regulamentos, normas ou especificações e o subsequente relato dos resultados, pela observação e julgamento, acompanhados, conforme apropriado, por medições, ensaios ou uso de calibres.

  A inspeção pode ser aplicada em áreas como segurança, desempenho operacional e manutenção da segurança ao longo da vida útil do produto. O objetivo principal é reduzir o risco do comprador, proprietário, usuário ou consumidor.

 Exemplos:

  Inspeção veicular, inspeção de equipamentos de segurança (ex.: extintores de incêndio).

 

Serviços Operacionais

 Realização de serviços (padronizados) de natureza técnica, voltados à implantação e melhoria de processos produtivos e melhoramento de produtos, entre os quais aqueles relacionados à fabricação de peças e manutenção de máquinas e equipamentos.

 Exemplos:

 Instalação e montagem de máquinas e equipamentos; reconversão de equipamentos; tratamento térmico e de superfície; melhoramento de produtos; manutenção de máquinas e equipamentos; fabricação e reparação de peças.