SENAI em Santa Bárbara d’Oeste


O SENAI está presente na cidade de Santa Bárbara d’Oeste desde 25 de fevereiro de 1958, quando foi inaugurado o Centro de Aprendizagem Industrial da Fundação Romi em convênio com o SENAI, em prédio cedido pela empresa Máquinas Agrícolas Romi.

Reiniciou suas atividades em 1994 com a denominação de Centro Técnico e Pedagógico de Apoio (CTPA) à Formação de Formadores, fundamentada em um convênio firmado entre o SENAI-SP, Fundação Vitae, Fundação Romi, Indústrias Romi S.A. e o Ministério da Educação, sendo este representado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – CEFET.

Atuando em três áreas, Formação de Formadores, Formação Continuada e Palestras, seu objetivo era aprimorar a competência técnica dos profissionais que trabalhavam como docentes nas áreas de eletrônica, mecânica, informática e automação industrial.

  • Em 1997, por intermédio dessa Escola, o SENAI-SP ganhou uma concorrência junto ao Ministério da Educação do Chile para desenvolver programas de atualização de docentes da rede oficial de ensino daquele país nas áreas de eletrônica, mecânica e atualização pedagógica, tendo tal ação se estendido até 2001. Também, neste ano, a Unidade começou a atuar no programa PIPM-PCFP em parceria com a Prefeitura Municipal.
  • Em 1998, a Unidade Escolar desenvolveu o sistema de educação a distância, para atualização de docentes do SENAI, de outras instituições e de profissionais das áreas da mecânica e eletroeletrônica e iniciou convênio com o Rotary Club Santa Bárbara d’Oeste para a preparação de jovens carentes para o mercado de trabalho.
  • Ainda nesse ano, desenvolveu o curso Superior de Licenciatura Plena “Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional em Nível Médio” — a certificação para este curso era da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) mediante convênio. Esse curso habilitava engenheiros, tecnólogos e outros profissionais de nível superior para a docência em cursos técnicos do SENAI e de outras instituições.
  • Em 1999, iniciou a execução de atividades voltadas à inclusão social, educacional e profissional para Pessoas Com Deficiências – PCD Auditivos, tendo atendido dezenas de jovens e adultos com deficiência auditiva e treinado professores e coordenadores de outras unidades do SENAI-SP, bem como de outras escolas municipais e estaduais para o trabalho de inclusão e, ainda, nesse ano, passou a ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada.
  • Em 2002, passou a oferecer o Curso de Aprendizagem Industrial nas ocupações de Mecânico de Usinagem e Eletricista de Manutenção.
  • Em 2005, deixou de atuar com o Programa Especial de Formação Pedagógica para Docentes e, em 2006, deixou de executar atividades específicas somente para grupos de pessoas com Deficiência - Auditivas. Estas pessoas, bem como outras com diferentes tipos de deficiências, passaram a ser acolhidas e incluídas nos programas junto com as demais pessoas que não apresentam nenhum tipo de deficiência.
  • A partir de janeiro de 2008, passou a ofertar o Curso Técnico em Processos de Usinagem que, em julho de 2009, teve a sua denominação alterada para Técnico em Fabricação Mecânica.
  • Em 26 de junho de 2008, foi inaugurada a nova Unidade Escolar, localizada à Rua Vereador Sérgio Leopoldino Alves, nº 500 – Cidade Industrial – Santa Bárbara d’Oeste, com o nome de Escola SENAI “Alvares Romi”.
  • Ainda em 2008 iniciou a primeira turma do Curso Técnico de Processos de Usinagem.
  • Ano de 2009: o Curso Técnico de Processos de Usinagem, por orientação do catálogo Nacional do MEC, passou a ser denominado Técnico em Fabricação Mecânica.
  • Ano de 2012: iniciou a primeira turma do Curso Técnico de Informática para atender às necessidades levantadas pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (Brasscom).
  • Ano de 2013: passou a realizar os cursos de Soldagem de Tubos e Conexões de PEAD - Polietileno de Alta Densidade pelos processos de eletro e termo fusão. Essa prestação de serviço educacional foi transferida integralmente para a Escola SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo” - Tatuapé, em 2014.
  • Ano de 2014: 
      • passou a desenvolver o Curso de Aprendizagem Industrial – Costureiro Industrial, para atender as empresas Kapiton Confecções Ltda. e Vironda Confecções Ltda. que, em 2018, terá alterada a denominação para Costureiro Industrial do Vestuário.
      • desenvolveu e lançou o curso NR 12 - Sistemas e Dispositivos Elétricos de Segurança Aplicados às Máquinas e Equipamentos, curso pioneiro entre as escolas SENAI de todo Brasil.
      • foi autorizada a ofertar Curso Superior de Extensão “Rugosidade Superficial nas Operações de Torneamento”.
  • Ano de 2015: Atenta ao cenário industrial mundial iniciou trabalhos para a construção dos produtos educacionais voltados à Indústria 4.0, que se trata de uma nova revolução industrial que envolve a comunicação entre máquinas, cujo objetivo consiste em nortear essa indústria nascente para: processar o intercâmbio operacional (conhecida como Internet das Coisas); consolidar a existência de um modelo virtual e de modelos de simulação para todos os processos e sistemas da “fábrica inteligente”; tratar as ocorrências em tempo real (envolvendo capacidade de tomar decisões de forma imediata); adotar as práticas flexíveis de gestão para adaptar a fábrica inteligente às demandas atuais.
  • Ano de 2016:
      • realizou, na modalidade a Distância, o Curso de Aprendizagem Industrial Assistente Administrativo, para atender a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT. (Parceria com a Escola SENAI de Jaguariúna – CFP 5.13).
      • foi autorizada a ofertar na Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade Especialização Profissional, o Curso Pós Técnico Manufatura em Máquina Comando Numérico Computadorizado (CNC).
  • Ano de 2017:
      • passou a desenvolver mais uma turma do Curso de Aprendizagem Industrial - Costureiro Industrial, para atender a empresa Zaraplast S.A., que, em 2018, teve alterada a denominação para Costureiro Industrial do Vestuário.
      • passou a desenvolver o Curso de Aprendizagem Industrial Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, em substituição ao Curso de Aprendizagem Industrial Eletricista de Manutenção.
  • Ano de 2018: 
      • passou a desenvolver a nova grade curricular do Curso de Aprendizagem Industrial Mecânico de Usinagem.
      • foi autorizada a ofertar o Curso de Pós-Graduação Latu Senso em Usinagens Especiais, que será desenvolvido em conjunto com a Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange”, localizada na cidade de Campinas.
      • teve início o curso de Qualificação Profissional Robotista, que tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à definição da lógica de programação, reprogramação, manutenção e partida (startup) de robôs, de acordo com manuais, normas técnicas, ambientais, saúde e segurança do trabalho, cursos este premiado no Edital de Proposição de Cursos do SENAI-SP. Neste mesmo ano, a Escola firmou parceria com a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, projeto junto à Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM, por meio do SENAI de Apoio à Pesquisa, no qual um aluno mestrando do curso de Engenharia de Automação desenvolve, nas oficinas da unidade e com o apoio da nossa Equipe Técnica, sua tese de mestrado, com foco na Indústria 4.0.
      • uma agenda especial marcou a comemoração dos 60 anos da presença do SENAI em Santa Bárbara d’Oeste. Além das ações comemorativas, a Escola busca integrar-se ao novo cenário do desenvolvimento tecnológico, alinhando-se às demandas da nova Indústria 4.0, com o objetivo de formar novos profissionais alinhados com este novo momento com foco no presente e no futuro.
  • Ano de 2019:
      • passou a desenvolver o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas em substituição ao Curso Técnico em Informática.
      • em comemoração ao Dia do Professor e alinhado as demandas da Educação 4.0, no dia 15/10, tivemos o marco inicial das atividades no ambiente UP Learn. No final desse ano a Unidade SENAI em Santa Bárbara d’Oeste sediou o evento CANSAT, que contou com a participação de 15 Unidades do SENAI -SP.
  • Ano de 2020:
      • com início da pandemia (no Brasil em março de 2020), surgiu a necessidade do desenvolvimento das aulas remotas, quando foi necessário em um curso espaço de tempo o uso de recursos digitais e a utilização da plataforma TEAMS, utilizada principalmente no desenvolvimento das aulas dos cursos regulares, quando discentes e docentes tiverem que se adequar e aprender uma nova maneira de desenvolver o processo ensino e aprendizagem.
      • nesse mesmo ano, iniciou a oferta na modalidade de Educação a Distância (EaD) o Curso Técnico Informática para Internet, desenvolvido na forma semi-presencial (80% EaD) e 20% Presencial.
  • Ano de 2022.
      • tornou-se uma das Escolas do SENAI-SP, pertencentes a Academia AWS (Amazon Web Service).
      • passou a desenvolver uma turma do Curso de Aprendizagem Industrial - Costureiro Industrial do Vestuário, para atender a empresa Canatiba.
 

Ainda cabe destacar que faz parte do seu projeto pedagógico a disseminação de novas tecnologias para as indústrias e para a concretização dessa pauta, desenvolvendo atividades em que, através de workshops, palestras, seminários e exposições, apresentam as novas tecnologias presentes no mercado. No evento participam alunos, ex-alunos, docentes, funcionários de empresas e comunidade em geral.

Fontes:

SENAI-SP. Comunicado nº 25, de 02/07/1996
SENAI-SP. Processo nº 7772, 12/08/1975, tomo 1, v. 1
Comunicado SENAI-SP nº 18, de 7 de janeiro de 2005