O que é o CanSat?

 

CanSat é um acrônimo que deriva das palavras inglesas can (lata) e sat[ellite] (satélite). 

Em 1998, 50 pessoas incluindo professores e estudantes de 12 universidades norte americanas e japonesas se encontraram num simpósio no Havaí, onde foi realizado o primeiro “Simpósio Universitário de Sistemas Espaciais”.

Bob Twiggs, professor emérito da Universidade Stanford propôs a ideia inicial do que viria a ser conhecido posteriormente como nano satélites.

A ideia principal era lançar um dispositivo do tamanho de uma lata de refrigerante ao espaço com as seguintes dimensões:

  • Volume aproximadamente de 350ml 
  • Massa cerca de 250g

 

Essa iniciativa levou a junção do CANsat a um outro projeto que leva o nome de “ARLISS” que seria a produção de foguetes que teriam a capacidade de elevar 1,8 kg a 4.000 m abrindo as portas para voos espaciais de baixo custo (estimado em US$ 400,00) onde o primeiro lançamento aconteceu em 11 de setembro de 1999.

Durante a queda, o equipamento transmite dados atmosféricos, como temperatura, pressão e altimetria. Possui alimentação autônoma, microcessamento em tempo real. Após a coleta dos dados, os alunos realizarão a análise e apresentação do projeto.

 

O Evento:

Acontecerá no próximo sábado, dia 7 de dezembro, a partir das 8h00. Teremos a presença de 16 equipes, de diversas Escolas SENAI, do interior do Estado de São Paulo.

Aberto a comunidade, estudantes, hobbystas e aficcionados por tecnologia.

Contaremos com serviço de cantina no local.

Aguardamos sua visita!

imagem