Sobre o Curso

ÁREA
Metalmecânica - Mecân

CARGA HORÁRIA
1500 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Alvares Romi"
Rua Vereador Sergio Leopoldino Alves, 500 - Cidade Industrial | Santa Bárbara d´Oeste CEP: 13456-166

TELEFONE
19 3499-1450

E-MAIL
secretaria514@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso técnico de Fabricação Mecânica tem por objetivo habilitar profissionais para atuar no planejamento, na coordenação e na operacionalização dos processos de fabricação mecânica, a nível tático e operacional, conforme a legislação vigente e as normas específicas de saúde e segurança do trabalho, de meio ambiente e de qualidade.

Requisito

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Comunicação; Parágrafo; Técnica de Intelecção de Texto; Descrição Técnica; Resumo; Dissertação; Relatório Técnico; Editor de texto; Recursos audiovisuais para apresentação de trabalhos (software de apresentação) e Pesquisa.

METROLOGIA
Metrologia; Qualidade da Superfície e Seleção do método de medição.

DESENHO TÉCNICO
Desenho Com Instrumentos; Desenho técnico e Definições; Figuras e sólidos geométricos; Cálculos; Perspectiva; Projeção ortogonal; Cotagem; Cortes; Desenho de conjuntos; Sistemas de ajustes e tolerância ISO; Tolerância Dimensional e Geométrica; Normas técnicas; Planificação; Desenho Por Meio de Computador; Desenho auxiliado por computador; Interface com o software; Área gráfica; Construção de geometria plana; Construção de geometria espacial; Ferramentas do software; Detalhamento; Biblioteca; Configurações para impressão e Montagem de conjuntos.

CÁLCULO TÉCNICO
Matemática; Trigonometria; Planilha eletrônica; Mecânica aplicada e Resistência de Materiais.

FUNDAMENTOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA
Materiais para Construção Mecânica; Classificação de materiais; Metais Ferrosos; Metais Não ferrosos; Não-metálicos; Ligas; Meio ambiente; Normatização dos materiais; Processos de fabricação mecânica; Usinagem; Tipos e características de cavaco para os diferentes processos de fabricação; Forças e potências de corte; Instrumento de medição; Moldagem; Metalurgia de pó; Conformação Mecânica; Uniões Permanentes; Uniões móveis; Práticas dos Processos de Fabricação Mecânica; Planejamento de Operações; Folha de Operações; Operações de ajustagem; Operações de torneamento; Operações de fresamento; Operações de retificação; Soldagem; Saúde e Segurança do Trabalho; Documentação e Manutenção: tipos de manutenção; ferramentas manuais e lubrificação industrial.

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA
Usinagem ? Eletroerosão; Moldagem; Conformação Mecânica; Tratamentos térmicos; Ensaios destrutivos; Ensaios não destrutivos e Duromêtros.

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Elementos de máquinas; Procedimentos de manutenção; Rotinas de manutenção; Normas e procedimentos técnicos relacionados à manutenção; Hidráulica: conceitos; bombas; atuadores lineares e rotativos; elementos de conexão e vedação; elementos de comando; manômetros; acumuladores; filtros; circuitos hidráulicos; circuitos eletro hidráulicos. Pneumática: conceitos; reservatórios; preparação do ar comprimido; compressores; atuadores lineares e rotativos. Elementos de comando: manômetros; acumuladores; filtros; circuitos pneumáticos e circuitos eletropneumáticos.

PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Introdução à tecnologia de usinagem com Máquinas a CNC; Sistemas de coordenadas utilizados em máquinas a CNC; Estrutura de um Programa CNC; Estrutura de uma máquina a CNC; Seleção de suportes e pastilhas; Programação de Tornos CNC; Programação de Centros de Usinagem; Folha de processos; Manufatura Assistida Por Computador; Introdução à tecnologia CAM; Programas de usinagem utilizando sistema CAM; Sistemas CAD/CAM; Ambiente de desenho; Ambiente de usinagem; Importar e exportar desenhos; Parâmetros de corte em função das condições de usinagem; Simulação de programas; Pós-processamento e transmissão de programas para a máquina a CNC; Controle Numérico Direto (DNC); Geração de folha de processo; Operação em Máquinas a CNC; Operação de máquinas a CNC (Torno Centro de Usinagem e Eletroerosão a Fio); Estabelecer o zero-peça; Testar programas e Executar a usinagem automaticamente; Montagem e aplicação de dispositivos e acessórios; Tipos de fixação; Análise de alarmes de sistemas de acionamentos e controle das máquinas e Parâmetros de corte em função das condições de usinagem e dos dados obtidos no processo; Tipos de transmissão de dados- Bloco-padrão; Régua e mesa de seno; Projetor de perfil e Máquina de medir coordenadas tridimensionais.

GESTÃO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA
Histórico da Organização; A Empresa; Gestão da Produção; Logística; Custos Industriais; Gestão da Qualidade; Sistema de Gestão Ambiental; Gerenciamento de resíduos e Gestão da qualidade.

GESTÃO DE PESSOAS
Administração do tempo; Liderança; Trabalho em equipe; Análise de problemas e tomada de decisão ? APTD; Comunicação; Processo de mudança; Visão sistêmica aplicada à empresa; Motivação; Capacitação e desenvolvimento e Legislação Trabalhista Previdenciária e Sindical.

PROJETOS
Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico; Projeto; Planejamento do projeto; Desenvolvimento do projeto e Apresentação do projeto.